top of page

QUEM SOMOS

NOSSA HISTÓRIA

A instituição AELUZ teve início com o nome de “Irmandade Espírita Senda de Luz”, fundada, em tempos anteriores, pelo Dr. Lotf João Bassit, um médico espírita, futuramente prefeito de São José do Rio Preto, com o caridoso objetivo de socorrer irmãos necessitados que campeavam pela cidade. Seu projeto, que mantinha um salão no Jardim Soraya, nesta cidade, não conseguiu ser bem sucedido e se esvaiu. Em 1976 o Prof. Rodrigues Ferreira conseguiu o prédio por aluguel simbólico de um cruzeiro mensal e, com sua esposa, D. Alícia Olívia Fasanelli Rodrigues, fundaram uma nova instituição para colocarem seus esforços para concretização do ideal espírita. Nasceu aí o Aeluz.

As atividades doutrinárias permaneceram no Jardim Soraya e a prática assistencial começou a ser feita no Jardim São Jorge, na época, cercado por várias favelas. No início, o trabalho era feito num terreno não ocupado, debaixo de certa mangueira que oferecia frondosa sombra. As pessoas necessitadas eram acolhidas com uma palestra espírita para os adultos, e educação moral evangélica para as crianças e jovens. A seguir se distribuíam sopa, pães, remédios e o que mais fosse possível.

Com o tempo, muitos necessitados chegaram e os trabalhos se desenvolveram. E em 1978 a instituição foi beneficiada pela prefeitura municipal com terreno nas proximidades e se iniciaram as construções que hoje abrigam os ideais espíritas dos fundadores e atende a um grande número de necessitados em vários campos da carência humana.

bottom of page